Viciados em medicamentos superam usuários de drogas



Hoje em dia muitas pessoas estão fazendo uso medicamentos de maneira descontrolada e abusiva podem se tornar dependentes. O uso abusivo de medicamentos hoje em dia supera o uso de drogas no mundo. 

O uso de remédios controlados, aqueles que só podem ser usados com receita médica, cresceu tão rapidamente que número de viciados em medicamentos superou o número de viciados em cocaína, ecstasy e heroína.

Um relatório divulgado  pelo INCB (International Narcotics Control Board), uma organização ligada à ONU, alertou que os  remédios controlados são mais fáceis de se obter e não recebem a mesma atenção da fiscalização que as drogas. Mas os dois problemas não são muito diferentes, já que ambos são vícios.

"As pessoas tendem a achar que o uso abusivo dos medicamentos prescritos é apenas um uso inadequado de substâncias para tratar problemas de saúde. Mas esses incidentes são frequentemente resultado de um vício que pode ser tão letal como a dependência de drogas como a heroína ou a cocaína"

Entre 10% e 18% dos estudantes usam remédios. A pesquisa mostrou  ser difícil obter dados abrangentes sobre esse "problema oculto", mas na Alemanha, por exemplo, estima-se que 1,4 a 1,9 milhão de pessoas sejam dependentes de medicamentos vendidos sob receita. Em vários países europeus, entre 10% e 18% dos estudantes usam sedativos ou tranquilizantes sem receita. 

A entidade disse que farmácias ilegais estão atuando na Internet para vender ao mundo inteiro esses medicamentos - muitas vezes roubados, desviados ou falsificados. O relatório cobra medidas dos governos para monitorar ou proibir esses sites.

A agência da ONU citou também um aumento no uso das "drogas do estupro", refletindo uma preferência de abusadores sexuais por substâncias lícitas.

GBL gama-butirolactona e Ketamina, que não são controladas sob as convenções internacionais antidrogas, estão substituindo o Rohypnol, que costumava ser a droga mais usada no golpe conhecido no Brasil como "boa noite cinderela".



Nenhum comentário:

Postar um comentário