Álcool e direção


Um estudo feito por cientistas americanos, constatou que dirigir "um pouco alegre" é tão perigoso quanto dirigir totalmente embriagado.
Motoristas que testaram positivo para álcool no sangue (mesmo em níveis bem abaixo do limite legal no país, que é de 0,08%) eram mais propensos a sofrer acidentes de carro graves porque dirigiam significativamente mais rápido, eram menos propensos a usar cinto de segurança, e geralmente dirigiam o veículo que causava a batida,quanto mais álcool o motorista bebia, mais rápido que ele dirigia, e mais grave o acidente que sofria.
Sendo que no Brasil a a nova regulamentação de trânsito prevê que as pessoas que dirigem sob influência do álcool e expõem terceiros a riscos estão cometendo crime, sujeitas a multa e prisão.
Os pesquisadores defendem que a redução do limite legal pode ajudar porque em outros paises ess limite é menor, Japão é 0,03, Suécia 0,02.
Os cientistas analisaram dados de 1.495.667 pessoas envolvidas em acidentes de carro fatais entre 1994 e 2008. Esses dados incluíram informações de pessoas com apenas 0,01% de álcool no sangue.
Segundo os pesquisadores, acidentes de carro são 36,6% mais graves se o álcool for praticamente indetectável no sangue do condutor. Os resultados se mantiveram mesmo após eles levaram em conta dias e horários da semana em que os acidentes de carro são conhecidos por serem mais graves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário