Cigarro



O cigarro é um dos principais causadores de doenças e mortes no mundo. Milhares de pessoas morrem todos os anos por doenças causadas pelas diversas substâncias nocivas existentes no cigarro. Na fumaça do cigarro tem 4.700 substâncias toxicas, sendo 60 comprovadas como cancerígenas. Entre elas está o monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeido, acetaldeido, nicotina, niquel, chumbo etc.
Algumas pesquisas recentes demonstraram que o cigarro psossui algumas particulas radioativas que se acumulam no pulmão nos nódulos linfáticos e em todo o corpo; além disso a pessoa que fuma, corre mais riscos de contrair câncer, em uma proporção de 15 a 20 vezes mais, do que aquelas que nunca fumaram.
Uma das substâncias presente no cigarro é a nicotina que é um poderoso estimulante. É ela que proporciona o sabor ao cigarro e obriga a pessoa a querer cada vez uma quantidade maior. Depois de inalar a Nicotina, o fluxo sangüíneo vai acumulando a substância em cada célula do organismo e à medida que o tempo passa, as células se acostumam e pedem mais ao corpo. Por causa dele, o fumante torna-se irritável e nervoso; com o cigarro se “acalma” e a Nicotina se transforma em um “tranquilizante” semelhante à cafeína.
As experiências demonstram que a nicotina está entre as drogas que criam maior dependência, juntamente com a heroína e a cafeína.
Sendo que o corpo humano leva de um a dois anos para limpar os resíduos deixados pelo cigarro num ex-fumante. E para aqueles que não fumam, vale a pena dizer que a nicotina é uma substância que vicia rapidamente. Experimentar um cigarro pode ser a porta de entrada para este perigoso vício. 
O fumante passivo (aquele que fica em ambientes fechados respirando a fumaça de cigarro) também pode desenvolver algumas das doenças acima, principalmente as respiratórias.

Principais doenças causadas pelo cigarro:

- Câncer de pulmão
- Câncer de boca
- Câncer de laringe
- Câncer de estômago
- Leucemia
- Infarto do miocárdio
- Enfisema nos pulmões
- Impotência sexual
- Bronquite
- Trombose vascular
- Redução da capacidade de aprendizado e memorização (principalmente em crianças e adolescentes)
- Catarata
- Aneurisma arterial
- Rinite Alérgica
- Úlcera do aparelho digestivo
- Infecções respiratórias
- Angina

Nenhum comentário:

Postar um comentário