Estudo diz que um quarto dos pacientes de câncer de testículos usa ou já usou maconha.



Um levantamento  feito pelo Instituto do Cãncer de São Paulo (Icesp) , mostrou que um quarto dos dos pacientes de câncer nos testiculos usa ou usavam maconha com frequencia.
Os pesquisadores ouviram cem pessoas, com idade média em torno dos 30 anos.
“O uso crônico de maconha favorece a alteração hormonal”, disse Daniel Abe, urologista do Icesp, órgão que é ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP. “Uma alteração desse eixo hormonal pode favorecer a formação de tumores”, relacionou o médico.
Ele explicou que os hormônios afetados, estão o FSH e o LH, que controlam o funcionamento dos testículos, e a testosterona, que é produzida por eles.
Estudos feitos nos Estados Unidos anteriormente também mostram a relação entre o uso da droga e o cãncer.Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de comparar hábitos e características de pacientes com câncer aos de homens saudáveis do grupo controle.
Os dados estatísticos mostram que os usuários de maconha estão mais propensos a tumores, especialmente aos não seminoma – um tipo agressivo de tumor no testículo. Os autores indicam ainda que é preciso avançar nos estudos de receptores canabinoides para entender o mecanismo que liga a maconha e o câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário