Mulheres ficam mais dependentes de cocaína do que homens no Brasil



A Unifesp fez um estudo e concluiu os homens são maioria entre os usuários de cocaína e crack no país, mas as mulheres tomam a frente quando o assunto é vício.Dados do 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas revelam que 54% das mulheres usuárias são dependentes da cocaína contra 46% dos homens que consomem a droga — índice trata da droga refinada e dos seus subprodutos, como crack, óxi e merla. Com 4.607 pessoas acima dos 14 anos em 149 cidades do país, de todas as classes sociais e escolaridades.  
Sendo que os hormônios femininos como o estrogéno é apontado como fator principal desta mudança de comportamento, pois este hormônio potencializa o efeito da droga , tornando ela mais prazerosa e outro fator importante é a oferta maior da droga para as mulheres e assim aumentando a dependência. As mulheres também são mais tolerantes a cocaina e o crack, pela facilidade de se obter as drogas ou seja, 51% disseram que precisam de quantidades cada vez maiores da cocaína (tanto o pó refinado, quanto o crack) para chegar ao efeito desejado - o índice entre os homens não passa dos 40%.
Essa tolerância pode explicar o porquê de as mulheres cheirarem ou fumarem a substância com mais frequência do que o sexo oposto. Segundo o mapeamento, 40% das brasileiras entrevistadas alegaram usar diariamente ou ao menos mais de duas vezes por semana, já os usuários frequentes são 24% entre os homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário