1. Os efeitos farmacológicos do álcool sobre o cérebro seriam responsáveis por aumentar o comportamento agressivo e prejudicar áreas cerebrais responsáveis pela tomada de decisões e controle dos impulsos (Gustafson 1994).
2. A associação entre a intoxicação alcoólica com agressividade seria um produto da aprendizagem social e de influências culturais (MacAndrew e Edgerton 1969; Bandura 1973; Lang e Stritzke 1993). Estudos com placebo demonstraram que as pessoas agem com agressividade apenas por acreditarem que consumiram álcool. (Bushman e Cooper 1990; Gustafson 1994; Bushman 1997; Lipsey et al. 1997).
3. Outras teorias relatam que o álcool contribui indiretamente para atitudes agressivas por causar mudanças cognitivas, emocionais, e psicológicas que podem reduzir a autoconsciência ou produzir uma avaliação incerta dos riscos (Bushman 1997).
Crimes Violentos
Aproximadamente 37 % das vítimas de crime nos Estados Unidos referem o envolvimento do álcool (Greenfield 1998). O uso abusivo de álcool e comportamento agressivo na vida adulta demonstraram estar mais fortemente associados com comportamento agressivo anterior do que com uso precoce do álcool.
Revisões de estudos longitudinais como o realizado por Branco em 1997, concluiu que a relação entre álcool e agressão em jovens é geralmente causada por outros fatores como por exemplo: negligência ou abuso na infância, comportamento impulsivo e/ou agressivo.
Fonte: Baseado na metanálise realizada por Smith e colaboradores (1999).
Artigo extraído do site do NIAAA: www.niaaa.nih.gov/publications/arh27-1/52-62.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário