O impacto da publicidade de bebidas alcoólicas sobre o consumo entre jovens: revisão da literatura internacional

Neste importante artigo de revisão, que analisou a literatura médica desde o começo da década de noventa até o ano de 2008, a Dra. Ilana Pinsky tece considerações sobre a capacidade da propaganda em influenciar o comportamento dos jovens, no que tange ao consumo de bebidas alcoólicas e à idade de consumo. Os diversos estudos já produzidos na área mostram relação entre a freqüência e conteúdo das propagandas (o quanto estas conseguem tornar o álcool algo desejável e atrativo) e o início e a quantidade de álcool consumida.
Em suma, esta revisão mostra que a publicidade influencia, sim, o comportamento e a tomada de decisões dos adolescentes.
No sentido inverso, propostas de restrição parcial ou completa das propogandas são discutidas como mecanismos úteis para adiar ou abrandar o contato dos adolescentes com o álcool.



http://apps.einstein.br/alcooledrogas/novosite/atualizacoes/as.htm
Ilana PinskyI; Sami A R J El JundiII

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