O Ministério da Saúde da Colômbia deve passar a distribuir seringas descartáveis para usuários de heroína, com o objetivo de prevenir a transmissão de doenças pelo compartilhamento de agulhas, como a Aids e a hepatite. As informações são do jornal "El Tiempo".
A medida faz parte de uma estratégia mais ampla para combater o consumo de drogas, álcool, tabaco e tranquilizantes. O governo está trabalhando nos últimos detalhes do plano.
De acordo com o jornal, já houve um plano piloto de distribuição de seringas implantado na cidade de Pereira, na província de Risaralda. Lá, kits compostos por seringa, álcool, água destilada, filtro, gazes, ataduras e preservativos foram distribuídos nos pontos de consumo coletivo de drogas.
Agora, a medida deve ser ampliada para as cidades de Cúcuta, Medellín, Bogotá, Cali e Armênia. Está prevista, segundo o ministro da Saúde Alejandro Gaviria, a entrega de 100 mil kits em uma primeira fase do projeto. Quem distribuirá e coletará o material serão grupos especiais ligados à saúde.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário