Uma pesquisa realizada pela farmacêutica Pfizer no Reino Unido revelou que pais fumantes, além da chance de exporem os filhos à fumaça do cigarro, são menos solidários com seus rebentos. Mães e pais dependentes em nicotina dão menos presentes de Natal, compram menos roupa e até dão menos comida para sustentar a dependência ao cigarro.
A pesquisa, que analisou o comportamento de vida de fumantes, também descobriu que algumas pessoas roubaram amigos, adquiriram cartões de crédito e até pediram cigarro a estranhos na rua quanto o dinheiro acabava.
A pesquisa aplicou um questionário a 6.271 fumantes sobre como eles financiado fumar em tempos econômicos mais difíceis. O levantamento mostra que enquanto 60% dos fumantes se recusavam a pagar mais de 8 libras por um maço – o equivalente a R$ 27 -, mas 1% respondeu que estavam dispostos a pagar até 40 libras, ou R$ 136,50.
Entre os fumantes entrevistados, 20% admitiram ter comprado roupas mais baratas para os filhos para economizar dinheiro, em vez de reduzir o consumo de cigarros. Dezessete por cento informaram ter gastos de alimentação, 35% com guloseimas e 20% em presentes de aniversário e de natal para não faltar para o hábito de fumar. Sete por cento deixaram de pagar viagens escolares para seus filhos com o mesmo objetivo.
“A maioria dos fumantes está plenamente consciente dos encargos financeiros que o hábito de fumar pode ter nas suas vidas, mas a grande maioria não está aproveitando a ajuda gratuita disponível para eles a partir de sua saúde profissional”, disse Sarah Jarvis, que está envolvida na campanha Pfizer, mencionando o serviço de saúde gratuito para quem quer parar de fumar no Reino Unido.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário