A diferença entre os termos ALCOÓLATRA e ALCOOLISTA

“ALCOÓLATRA” E “ALCOOLISTA” hoje em dia estão sendo usados de maneira confusa pelo público em geral e ate pela comunidade acadêmica para dar um parecer a respeito a "dependência do álcool".

O termo "alcoólatra" já foi utilizado durante muito tempo para designar pessoas que faziam uso abusivo e por isso vivenciavam uma série de transtornos em consequencia do uso de álcool. a utilização do termo "alcoólatra" é inoportuno pois confunde o dependente de álcool com alguém que "Que ama excessivamente" o álcool e por causa disso "escolhe ou "opta" por dar continuidade ao uso dessa substância a despeito dos problemas.

Esses padrões de consumo pela população acaba gerando problemas para o bebedor e para seus familiares. O termo "alcoólatra" ,portanto estigmatiza e cria o rotulo do bebedor como alguém que esta fadado a condição de depreciação, fraqueza e falta de escolhas, pois privilegia o álcool acima de tudo.

Essa condição não é real, pois quando a dependência esta instalada, em muitas situações , o cidadão bebe para minimizar os efeitos da abstinência e pra então obter prazer.

Já o termo "alcoolista" é usado por alguns pesquisadores como uma alternativa menos estigmatizante, visto que o termo coloca o cidadão como alguém que "gosta muito" do álcool e não é "seduzido" por ele. O termo alcoolista foi uma substituição do termo "alcoólatra" no intuito de não responsabilizar unicamente o bebedor pelos problemas decorrentes do uso do álcool, mas sim reconhecer que o álcool é uma substancia lícita que é socialmente aceita e disponível, mas quando é utilizada de forma abusiva expões o bebedor a muitos riscos.

O termo mais adequado para definir o cidadão que tem sintomas físicos desencadeados pela abstinência de álcool, assim com outros problemas decorrentes do uso desta substância é "dependente de álcool" A dependência do álcool é uma condição clínica que quando se identifica e´conferido a um diagnóstico e um tratamento para o cidadão se recupere e volte a ser produtivo para a sociedade.

Em grupos de Alcoílicos Anônimos os frequentadores utilizam os termos acima completando com o termo em recuperação assim: Alcoólico em recuperação e alcoólatra em recuperação entre outro mas depende da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário