Tabagismo é responsável por 30% das mortes por câncer de pulmão

Considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a principal causa de morte evitável no mundo, o tabagismo atinge, atualmente, um terço da população mundial adulta. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão do Ministério da Saúde que coordena as ações de prevenção e controle do câncer no Brasil, o país tem mais de 25 milhões de fumantes ativos.

De acordo com o oncologista Luciano Paladini, o cigarro é responsável por 20% das mortes no mundo. “Estima-se que três em cada dez mortes por câncer se devam ao hábito de fumar”, disse. Segundo ele, vários tipos de câncer estão relacionadas ao tabagismo. “Câncer Pulmão, de boca, garganta, bexiga, no pâncreas e até o de colo de útero também podem ser em decorrência do tabaco. Além desses, o cigarro pode provocar problemas cardiovasculares, de pele, no sistema nervoso e impotência sexual. Por isso, parar de fumar é uma decisão urgente e que resulta em benefícios desde os primeiros dias”, afirmou.

O médico explica que um ou dois anos após abandonar o cigarro, o risco de infarto do miocárdio se reduz pela metade. “O risco de câncer de pulmão em uma pessoa que parou de fumar há 10 anos já se reduz à metade do que se ela continuasse com o hábito”, disse.


Fonte: O Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário