Drogas: Anfetaminas



As Anfetaminas são drogas que estimulam as atividades do sistema nervoso central, ela faz o cerebro trabalhar mais depressa, deixando as pessoas mais "acesas", "ligadas", "sem sono" etc.
Essas drogas são conhecidas como rebite e bola, sendo rebite usada por caminhoneiros que precisam trabalhar varias horas e querem ficar acordados e bola por estudantes que viram a noite estudando e por pessoas que costumam fazer regimes intensos para emagrecer, pois ela causa inapetência deixando a pessoas sem apetite.
Outra Anfetamia bastante conhecida é o extase que tem como publico alvo os jovens.
Nos Estados Unidos, a metanfetamina (uma anfetamina) tem sido muito consumida na forma fumada em cachimbos, recebendo o nome de “ICE” (gelo).
As anfetaminas, são drogas sintéticas, fabricadas em laboratório. Não são, portanto, produtos naturais. Existem várias drogas sintéticas que pertencem ao grupo das anfetaminas, e como cada uma delas pode ser comercializada sob a forma de remédio, por vários laboratórios e com diferentes nomes comerciais, temos um grande número desses medicamentos, ex:
Anfetamina Produtos (nomes comerciais) vendidos em farmácias
-Dietilpropiona ou Anfepramona Dualid S®; Hipofagin S®; Inibex S®; Moderine®
-Fenproporex Desobesil-M®
-Mazindol Fagolipo®; Absten-Plus®
-Metanfetamina Pervitin®*
-Metilfenidato Ritalina
As anfetaminas não exercem somente efeitos no cérebro. Assim, agem na pupila dos olhos produzindo dilatação (midríase); esse efeito é prejudicial para os motoristas,pois à noite ficam mais ofuscados pelos faróis dos carros em direção contrária. Elas também causam aumento do número de batimentos do coração (taquicardia) e da pressão sangüínea. Também pode haver sérios prejuízos à saúde das pessoas que já têm problemas cardíacos ou de pressão, que façam uso prolongado dessas drogas sem acompanhamento médico, ou ainda que se utilizam de doses excessivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário