Os Danos que o crack causa no organismo.

O crack é uma droga que causa diversos danos ao usuaário.Vejamos alguns exemplos:

Coração
A liberação de dopamina faz o usuário de crack ficar mais agitado, o que leva a aumento da presença de adrenalina no organismo. A consequência é o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial. Problemas cardiovasculares, como infarto.


Ossos e músculos
O uso crônico da droga pode levar à degeneração irreversível dos músculos esqueléticos, chamada rabdomiólise.


Sistema neurológico 
Oscilações de humor: o crack provoca lesões no cérebro, causando perda de função de neurônios. Isso resulta em deficiências de memória e de concentração, oscilações de humor, baixo limite para frustração e dificuldade de ter relacionamentos afetivos. O tratamento permite reverter parte dos danos, mas às vezes o quadro é irreversível.

Prejuízo cognitivo: pode ser grave e rápido. Há casos de pacientes com seis meses de dependência que apresentavam QI equivalente a 100, dentro da média. Num teste refeito um ano depois, o QI havia baixado para 80.
Doenças psiquiátricas: em razão da ação no cérebro, quadros psiquiátricos mais graves também podem ocorrer, com psicoses, paranoia, alucinações e delírios

Intoxicação pelo metal
O usuário aquece a lata de refrigerante para inalar o crack. Além do vapor da droga, ele aspira o alumínio, que se desprende com facilidade da lata aquecida. O metal se espalha pela corrente sanguínea e provoca danos ao cérebro, aos pulmões, rins e ossos.


Fome e sono 
O organismo passa a funcionar em função da droga. O dependente quase não come ou dorme. Ocorre um processo rápido de emagrecimento. Os casos de desnutrição são comuns. A dependência também se reflete em ausência de hábitos básicos de higiene e cuidados com a aparência

Pulmões 
A fumaça do crack gera lesão nos pulmões, levando a disfunções. Como já há um processo de emagrecimento, os dependentes ficam vulneráveis a doenças como pneumonia e tuberculose. Também há evidências de que o crack causa problemas respiratórios agudos, incluindo tosse, falta de ar e dores fortes no peito

Sexo 
O desejo sexual diminui. Os homens têm dificuldade para conseguir ereção. 
Há pesquisas que associam o uso do crack à maior suscetibilidade a doenças sexualmente transmissíveis, em razão do comportamento promíscuo que os usuários adotam
 
Morte 
Pacientes podem morrer de doenças cardiovasculares (derrame e infarto) e relacionadas ao enfraquecimento do organismo (tuberculose).
A causa mais comum de óbito é a exposição à violência e a situações de perigo, por causa do envolvimento com traficantes, por exemplo.

Drogas lícitas e ilícitas


As drogas são substâncias sintéticas ou naturais que possuem a capacidade de alterar o funcionamento do organismo e são divididas em dois grandes grupos as lícitas e ilícitas.
As drogas lícitas são aquelas que são comercializadas livremente em qualquer ambiente comercial e que são aceitas pela sociedade.Sendo que os dois principais exemplos são o alcool e o cigarro. outros exemplos de drogas lícitas são os moderadores de apetite(anorexígenos), remédios utilizados para reduzir a ansiedade ( benzodiazepínicos) etc.
Já o crack, a maconha, a heroina, a cocaina, etc., são drogas ilícitas cuja sua comercialização é proibida pela legislação.
É importante ressaltar que não é pelo fato de serem lícitas, que essas drogas são pouco ameaçadoras; a alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o órgão, as drogas ilícitas respondem por 0,8% dos problemas de saúde em todo o mundo, enquanto o cigarro e o álcool, juntos, são responsáveis por 8,1% desses problemas

DROGAS- Um Perigo que ronda as escolas



A escola é um ambiente educacional onde as crianças e adolescentes estão para interagir, aprender e se desenvolver em convívio com os outros é o local onde as crianças e adolescentes passam a maior parte do tempo e vem se tornando a porta de entrada para o mundo da experimentação.
Neste local é onde os jovens aprendem a beijar e tem sua iniciação sexual, mas também pode ser ali o lugar onde eles terão o primeiro contato com as drogas.
Primeiramente a experiencia começa com drogas licitas  como o alcool e o tabaco, em seguida entra em contato as as drogas ilícitas sendo que em primeiro lugar encontra-se a maconha.
Os profissionais da educação devem estar sempre atentos em relação as drogas, devem fazer o possivel para que as instituições escolares sejam ambientes de aprendizado.
Não há números globais sobre a entrada das drogas na escolas brasileiras. Contudo, a impressão generalizada e os dados esparsos indicam que ela avança. "Pesquisas já apontavam para o uso precoce dessas substâncias", revela Paulina Vieira Duarte, titular da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad).

Fumar maconha antes de dirigir aumenta em dobro o risco de acidentes no trânsito


Um dos estudos mais amplos feitos sobre a maconha fez uma constatação curiosa. Depois de analisar mais de 50 mil motoristas usuários da droga, os cientistas chegaram a conclusão que aqueles que fumam maconha três horas antes de dirigir têm o dobro de chances de causar um acidente do que aqueles que consumiram álcool ou outras drogas.

O estudo foi feito por pesquisadores da universidade Dallhouse, em Halifax, no Canadá. As 50 mil pessoas analisadas viviam em países diferentes e todas já haviam se envolvido em acidentes de carro.

Para chegar a essa conclusão os cientistas realizaram exames de sangue nos voluntários. Eles tiveram medido o nível de THC, substância ativa da maconha.

O resultado da pesquisa é que a droga prejudica o desempenho de funções cognitivas e motoras que são essenciais para a condução segura de um veículo.

Os problemas causados pelo consumo excessivo de álcool


O alcool é um grande problema para a toda sociedade, já que para muitos ele não é considerado um tipo de droga. Ele pode ser encontrado e consumido por todos de uma forma rápida e acessível.
O Uso abusivo do alcool faz sofrer não só o indevíduo mas toda a sociedade.
A dependência de alcool em pessoas com menos de 35 anos de idade esta associado ao consumo de alcool durante a adolescencia.
Agora conheça os principais efeitos que está droga causa a todos nós e a sociedade.
 Estatísticas internacionais apontam que em cerca de 15% a 66% de todos os homicídios e agressões sérias, o agressor, vítima, ou ambos tinham ingerido bebidas alcoólicas (Fonte: IIPDROG); 
- O consumo de álcool está presente em cerca de 13% a 50% dos casos de estupro e atentados ao pudor (Fonte: IIPDROG); 
- No Brasil, dados do Cebrid apontam que 52% dos casos de violência doméstica estavam ligados ao álcool (Fonte: Cebrid) 
- Pelo menos 2,3 milhões de pessoas morrem por ano no mundo todo devido a problemas relacionados ao consumo de álcool, o que totaliza 3,7% da mortalidade mundial, segundo um relatório elaborado pela Organização Mundial da Saúde (Fonte: Terra) 
- Pesquisa da UFRJ mostrou que o álcool estava presente em cerca de 75% dos casos de acidentes de trânsito com vítimas fatais (Fonte: Fapesp) 
- O consumo excessivo de bebidas alcoólicas está relacionado a 42,7% dos acidentes de trânsito com mortes da cidade de São Paulo (Fonte: Folha de São Paulo) 
- 12,3 % da população brasileira é dependente de bebidas alcóolicas, contra "apenas" 9% de tabaco e 1% de maconha (Fonte: Ministério da Saúde) 
Agora vejamos os malefícios para a saúde do indivíduo, segundo estudos de pesquisadores da UNICAMP. A exposição crônica, por uso prolongado de quantidades elevadas de álcool associa-se à: 

- cirrose hepática 
- dependência de álcool 
- doenças cerebrovasculares 
- neoplasias de lábio, cavidade oral, faringe, laringe, esôfago e fígado 
- gastrite 
- varizes esofagianas 
- pancreatites aguda crônica 
- diabetes mellitus 
- tuberculose 
- pneumonia e influenza 
- risco de coma alcóolico 
- Síndrome de Abstinência Alcoólica (Delirium Tremens) 
- Síndrome de Wernicke-Korsakoff 

A Prevenção começa em casa!


As drogas estão chegando cada vez mais cedo na vida das crianças e dos adolescentes, segundo pesquisas realizadas as crianças possuem o primeiro contato com as drogas apartir dos 11 anos de idade.
Sendo a causa maior deste aumento é a insatisfação do indivíduo com a vida, a falta de afeto, a falta de limites, o excesso do pode tudo e a busca nas drogas para a solução de problemas.
Como pais devem estar atentos e se questionarem que tipo de educação tem dado aos seus filhos? Que tipo de infância seus filhos estão vivenciando? No mundo em que vivemos os pais devem se preocupar com a questão das drogas, assim como se preocupam com a escola, com a sexualidade e com o desenvolvimento de seus filhos.
Devemos conversar honestamente com nossos filhos, mostrando os males que as drogas causam nas pessoas e na sociedade em geral. 
Prevenção significa “chegar antes” ou seja, é na infância que os pais preparam a criança em direção à adolescência e  para a vida adulta. 

Diga Não as Drogas

Associação Parceria Contra Drogas - Jumentos.wmv

Associação Parceria Contra Drogas - Chapado.wmv

Associação Parceria Contra Drogas - Segundo turno.wmv

Associação Parceria Contra Drogas - Cigarro.wmv

Associação Parceria Contra Drogas - Liquidacao.wmv

DROGAS. NEM MORTO. - Parceria Contra Drogas

Associação Parceria Contra Drogas - Cocaina.wmv

2007 - Parceria contra as Drogas - Marionete

Associação Parceria Contra Drogas - Carro.wmv

Filme - Parceria Contra as Drogas

Drogas e seus efeitos

Como saber se um jovem usa drogas?

1 - Mudança brusca no comportamento;
2 - Irritabilidade sem motivo aparente e explosões nervosas;
3 - Inquietação motora. O jovem se apresenta impaciente, inquieto, irritado, agressivo e violento;
4 - Depressões, estado de angústia sem motivo aparente;
5 - Queda do aproveitamento escolar ou desistência dos estudos;
6 - Insônia rebelde;
7 - Isolamento. O jovem se recusa a sair de seu quarto, evitando contato com amigos e familiares;
8 - Mudança de hábitos. O jovem passa a dormir de dia e ficar acordado à noite. Existência de comprimidos, seringas, cigarros estranhos, entre seus pertences;
9 - Desaparecimento de objetos de valor, de dinheiro ou, ainda, incessantes pedidos de dinheiro. O jovem precisa, a cada dia mais, a fim de atender às exigências e exploração de traficantes, para aquisição de produtos que lhe determinaram a dependência;
10 - Más companhias. Os que iniciaram no vício passam a fazer parte da vida do jovem.

Família e recuperação das Drogas

O Dependente químico é um doente que necessita de ajuda para obter a ajuda. Para que a doença da Adicção se instale no indivíduo é necessário uma predisposição física, emocional, genética, psicológica ,intelectual, familiar ou social.

O dependente necessita de ajuda para obter a ajuda, porque lhe foi roubado o uso de sua liberdade e de sua razão e desta forma ele sofrerá as consequências do seu uso de drogas em seu âmbito físico, psíquico, social e espiritual.

É necessário perceber o dependente dentro do seu ciclo de vida, de suas relações sociais e familiares.

É importante que os familiares reajam a dependência do seu ente querido. Como quem observa de fora e visualiza toda a necessidade de conduzi-lo a vida novamente e de proporcionar um pouco de liberdade em resposta ao aprisionamento que as drogas causaram, é necessário que a família tenha foco. 

A ajuda especializada, que busque o máximo de informações possíveis, que freqüente os grupos de  Amor Exigente, Al-Anon, Nar-Anon , Alcoólicos Anonônimos, Narcóticos Anônimos, para aprender a lidar com os processos da recuperação de seu familiar e compreender que ele e a família precisam de ajuda e não de criticas.